Álgebra - 5º e 6º anos

Expressões numéricas

Pensar num problema matemático em linguagem verbal e/ou visual nem sempre resulta. É por isso que existem as expressões numéricas, como 3 + 3 x 5 + 3 x 10. Mas, cuidado!, existem regras para as resolver...
Afinal, o que é e de onde vem a palavra álgebra?



Sequências, regularidades e lei de formação

Uma sequência numérica é uma lista ordenada de números, geralmente com uma regra ou padrão de formação, como na sequência 1, 2, 3, 4..., que avança fazendo +1, ou em 2, 4, 6, 8, ... (que avança fazendo +2, a partir do 1º termo).
Essa regra pode ser escrita como uma fórmula, por exemplo Xn = 2n (n é a posição do número na sequência), que é a lei de formação da sequência 2, 4, 6, 8,...


[Resposta ao desafio relacionado com as abelhas: no 6º dia, as abelhas constroem 30 favos de mel]

Descobrir a lei de formação de uma regularidade numérica, aritmética ou geométrica

Com este vídeo, vão poder trabalhar mais facilmente as sequências de números, descobrindo, por exemplo, a lei de formação de uma regularidade multiplicativa ou geométrica. Já agora, sabem quanto é 2 elevado a 0, ou 3 elevado a 0?... É um!



A fórmula geral das regularidades geométricas

Este vídeo destina-se aos alunos mais curiosos, que desejem compreender a fórmula para deduzir a lei de formação das regularidades multiplicativas. No final, são apresentados três tipos de regularidades numéricas especiais.



Comentários

Mensagens populares deste blogue