Frações - 5º e 6 º anos

Frações equivalentes/Simplificação de frações

Duas frações diferentes poderão ser iguais?... Quero dizer, a fração 6/12 será equivalente à fração 1/2 (mais simples, escrita com números mais pequenos)?

Se forem equivalentes, se representarem o mesmo valor, então poderemos dizer que 1/2 é uma simplificação de 6/12. Não peguem já na calculadora; vejam primeiro o vídeo!



Frações irredutíveis

As frações irredutíveis estão relacionadas com o máximo divisor comum ao numerador e denominador. Mas, o que são frações irredutíveis?

E... o que é que têm a ver com Astérix e companheiros?...




Ordenação de frações


«Luís, queres 2/4 ou 1/3 da pizza?» - perguntou a minha mãe. Sem calculadora ou lápis e papel à mão, respondi (talvez precipitadamente): um terço!» 

Decidi bem, meus caros amigos?... Qual é a fração ou "fatia" maior?


Adição e subtração de frações

Se tivermos de somar 0,5 L a 333 mL, o que fazemos? Convertemos litros em mililitros, ou vice-versa. Para somar ou subtrair frações também é necessário tê-las na mesma "unidade", ou seja, a representar o mesmo "todo", por exemplo, um todo dividido em seis partes. Isto significa que temos de reduzir as frações ao mesmo... denominador! (Por exemplo, 6)



Numerais mistos

Uma maçã e meia é o mesmo que «1 + 1/2». Mas os matemáticos não o escrevem assim. Criaram o conceito de numeral misto. Com este vídeo, vão aprender o que são numerais mistos e como se somam.





6º ano - Razão e proporcionalidade direta

Neste vídeo recordamos o significado de razão e proporção. Depois, brincamos com carrinhos!... Vrrummmm... para compreender o que é a proporcionalidade direta, na base da famosa «regra de 3 simples», muito útil no dia-a-dia.


Proporcionalidade direta: compreender o conceito de escala

Agora, vamos consolidar o conceito de ESCala, a relação entre a representação (fotografia, mapa) de uma coisa e o tamanho real dessa coisa. Se virem o vídeo até ao fim, aprenderão algo interessante sobre os mapas-mundo.



Divisão e multiplicação de frações

A divisão é o processo inverso da multiplicação, não é? Neste vídeo vão aprender como a inversão das «coisas» é importante no mundo das frações.




Comentários

Mensagens populares deste blogue