Sólidos geométricos - 5º ano

Qual é a diferença entre o volume e a área?

Um quadrado é uma figura plana, só tem largura e comprimento - ocupa uma certa área do espaço, expressa em cm2, m2, etc.
Mas... um cubo tem três dimensões, é um sólido (geométrico), e por isso representa um certo volume do espaço! Assim, quais são as unidades de medida do volume?...





Prismas e pirâmides (poliedros)

As pirâmides e os prismas são poliedros: sólidos geométricos em que todos os lados são planos. Quais são as principais diferenças entre um prisma e uma pirâmide, além das... múmias egípcias?...





Esferas, cones e cilindros (não poliedros) - Planificações

Os sólidos geométricos não-poliedros caracterizam-se por ter pelo menos uma superfície curva. Claro que cones, cilindros e esferas têm algo que os distingue. São as diferenças que nos permitem reconhecer se uma dada planificação é a de um cone ou de um cilindro. O que é a planificação de um sólido? É um desenho que, recortado e colado, permite montar esse sólido.





Planificações de prismas e pirâmides

Como é que sabemos se uma certa planificação é de um cubo ou de uma pirâmide? Sabendo bem o que é um cubo e uma pirâmide! Se a planificação tiver apenas uma base, então é a planificação d...... Vejam o vídeo!









Comentários

Mensagens populares deste blogue