Tratamento de dados - 5º e 6º anos

Tipos de variáveis. Frequência absoluta e relativa

Muitas vezes é necessário organizar e tratar a informação para melhor perceber o seu significado matemático. Essa informação pode ser qualitativa ou quantitativa; com ela, podemos contar e "relativizar"; descobrir a amplitude dos dados e saber o que é que está na... moda!




Porquê elaborar gráficos?

Sim..., porquê usar gráficos? Porque é que são importantes, úteis, no tratamento e comunicação de conteúdos matemáticos?
O Pateta (da Disney) ajuda-nos a dar resposta a estas questões.




Fazer um gráfico de barras no Excel

Neste vídeo mostro como fazer, no Excel 2007, um gráfico simples de colunas (barras verticais) a partir de uma tabela de frequências absolutas.


Diagrama de caule-e-folhas

No lugar de um gráfico, podemos usar um diagrama de caule-e-folhas para organizar os dados quantitativos que recolhemos sobre uma qualquer variável. Como se elabora? O que caracteriza este tipo de representação? Que conclusões podemos tirar?



O gráfico circular

Quando os valores absolutos são menos importantes que a relação ou proporção entre os dados que queremos mostrar, o gráfico circular é uma melhor escolha. Um gráfico circular mostra rapidamente, por exemplo, que os alunos com 12 anos constituem um pouco mais de metade da turma do João.


Comentários

Mensagens populares deste blogue